Como colocar em prática objetivos traçados?

por Vagas Profissões

Quem já não passou pela situação de ter feito vários planos e chegou ao final de um ano com a sensação de não ter realizado boa parte deles? Pois é, essa vivência é bem mais comum do que se imagina. Mas por que isso acontece? Márcio Silva, consultor sênior da Corporativa Brasil, diz que o problema é a falta de planejamento para colocar objetivos em prática.

“A palavra de ordem para colocar em prática objetivos traçados é organização”, afirma. Para ele, quando há um objetivo a ser alcançado (ou até mesmo um sonho) é preciso traçar metas para conquistá-lo. “A ideia vale tanto para a vida pessoal como a profissional. O primeiro passo é determinar o alvo e depois fragmentar as etapas”, explica.

Silva faz uma analogia entre a compra de um carro novo e a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. No caso do veículo, o caminho a ser percorrido é determinar a quantia que se quer gastar, fazer um balanço de como levantar o dinheiro, e poupar mês a mês parte do que se ganha para o pagamento do financiamento ou para uma reserva para a quitação à vista. “Esse planejamento é essencial para a realização do objetivo”, destaca.

E na carreira profissional isso não é diferente. O consultor explica que o alvo pode ser uma determinada empresa ou um cargo específico. A partir daí, a regra é traçar as metas.  Algumas reflexões, segundo ele, são fundamentais. “Questionar a si mesmo se você tem condições de atuar em determinada empresa, cumprindo as exigências que o cargo pede e as competências que a posição exige é a primeira delas”, comenta.

Traçar caminhos
Com o alvo definido, reflexões feitas e metas estabelecidas é hora de ir à luta. “Caso o profissional tenha identificado alguma falha para cumprir as exigências do cargo ou companhia, o momento é de buscar qualificações e aperfeiçoamento para se tornar apto a tal posição”, analisa.

Silva diz que o questionamento deve ser sempre na direção de “onde posso melhorar”. “Desenvolver novas habilidades e competências, seja por conta de cursos específicos, fluência em idiomas ou treinamentos gerenciais são decisões assertivas em qualquer etapa da vida profissional”, ressalta.

Para o consultor, os planos profissionais e pessoais devem ser sempre revistos, atualizados e readaptados. “Acredito que um objetivo quando planejado corretamente tem maior probabilidade de sucesso. Isso vale para quem busca uma vaga ou para quem quer um plano de carreira na empresa que já atua”, avalia. Outra dica é ficar atento às oportunidades e se preparar para elas.

Com base nesse propósito, Silva menciona um roteiro que pode contribuir para que os objetivos passem de planos à realidade na vida corporativa:

  • Determine o alvo;
  • Analise suas forças e fraquezas;
  • Considere as condições externas e internas;
  • Projete cenários;
  • Crie estratégias;
  • Tenha disciplina e seja firme em seus propósitos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *